Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Brigada realiza Operação Cadeado 2017
Início do conteúdo da página

Brigada realiza Operação Cadeado 2017

Publicado: Quinta, 26 de Outubro de 2017, 14h07 | Acessos: 191

Pelotas (RS) – Na semana de 16 a 20 de outubro, a 8ª Brigada de Infantaria Motorizada realizou a Operação Cadeado 2017. O Exercício de Adestramento Avançado teve a finalidade de aprimorar o emprego da tropa e praticar as ações de comando desenvolvidas pelos Comandantes dos mais diversos níveis.

O Exercício desenvolveu-se no Campo de Instrução de Butiá a 150 KM de Porto Alegre (RS).

Durante os cinco dias de exercício, a 8ª Brigada de Infantaria Motorizada empregou, ao todo, cerca de 2.300 militares, que executaram atividades de defesa externa, realizando um ataque coordenado com o emprego de todas suas Organizações Militares Diretamente Subordinada, apoiadas, ainda, por uma Companhia de Engenharia do 6º Batalhão de Engenharia de Combate.

Como destaque do exercício, foram realizados pelo 6º Grupo Artilharia de Campanha tiros de obuseiro 105 mm (explosivo) sobre a tropa no contexto tático da operação. Além disso, o 19º Batalhão de Infantaria Motorizado, OM FAR do CMS, participou da operação com todas as suas Companhias, levando ao terreno 85 % de seu efetivo.

Pela primeira vez a 8ª Brigada de Infantaria Motorizada empregou o Sistema C2 em Combate, com acompanhamento em tempo real da posição georeferenciada de suas tropas. O sistema, desdobrado pela 8ª Companhia de Comunicações, mostrou-se como ferramenta importante para a consciência situacional e no apoio à tomada de decisões no curso da manobra.

O exercício possibilitou que todos os sistemas operacionais fossem adestrados, coroando de pleno êxito o ano de Instrução da 8ª Brigada de Infantaria Motorizada.

 


8


7


2


6


5


4


3


1



Matéria: 2º Ten Henrique

Fotos: 8ª Brigada de Infantaria Motorizada

registrado em:
Fim do conteúdo da página